Feira dos Agricultores Ecologistas - FAE 

Banca da Comunicação - Av. José Bonifácio (1ª quadra - quase em frente a Maomé)

-

7 de outubro | sábado

10 às 13h

FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS

Esta atividade propõe comemorar o Dia das Crianças de uma forma diferente! Convidamos as crianças a selecionarem brinquedos que já não tem tanta graça para elas (mas que pode ser uma novidade para outra criança!), e participarem da nossa Feira, um espaço de convivência onde os pequenos vão fazer novas amizades e trocar brinquedos entre si! Ao mesmo tempo em que desenvolvem valores ligados ao consumo consciente.

 

Doações de brinquedos também são bem-vindas e serão entregues à Creche Balão Mágico, localizada na Lomba do Pinheiro.

 

Realização: Cine Caramelo, Pulo do Gato Espaço de Brincar e Feira dos Agricultores Ecologistas - FAE

 

Please reload

Sala Redenção - UFRGS

Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Campus Central

 

ENTRADA GRATUITA

-

16 de outubro | segunda

14h15 - CAVALEIRO FERRUGEM (Knight Rusty A Hero Shall Rise)

de Thomas Bodenstein, animação, Alemanha, 2013, 85 min

(Faixa etária recomendada 6 a 12 anos)

Bem quando seu sonho de vencer o grande torneio se torna realidade, o Cavaleiro Ferrugem é falsamente acusado de roubo e é banido. Destituído de seu castelo e de sua honra, ele luta para se redimir e reconquistar o coração de sua princesa. Além de tudo, ele também tem que derrotar o príncipe malvado e salvar todo o reino! O Cavaleiro Ferrugem vive a aventura de sua vida, neste comovente conto de desafios e heróis.

(DUBLADO)

16h - O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI (Majo No Takkyûbin)

de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 1989, 103 min

(Faixa etária recomendada a partir de 12 anos)

Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Após achar uma bela cidade à beira mar, Kiki e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida.

(LEGENDADO)

19h - CASA GRANDE

de Fellipe Barbosa, ficção, Brasil, 2014, 115 min

(Classificação 12 anos)

Casa Grande lança um olhar atual para a complexa e histórica relação entre a classe dominante e as camadas menos favorecidas da população. Jean é o filho adolescente de uma família rica que cresceu cercado de conforto e segurança, em uma casa servida por vários empregados. Quando o pai começa a enfrentar dificuldades financeiras e tem de demitir alguns funcionários, o garoto se vê obrigado a sair da bolha da classe média alta. Quanto mais a família afunda, mais Jean vai experimentando a sensação de liberdade e questionando os valores de sua criação. O filme traz uma importante discussão sobre a educação dos filhos e as distâncias sociais no Brasil.

Please reload

17 de outubro | terça

14h15 - O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES

de Walbercy Ribas e Rafael Ribas, animação, Brasil, 2009, 82 min

(Faixa etária recomendada 6 a 12 anos)

O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika.

16h - PENSE GRANDE

de Pio Figueroa, documentário, SP, 2016, 24 min

Pense Grande traz 10 histórias inspiradoras de jovens que decidiram apostar em si próprios e estão usando seu talento para transformar o mundo e sua história. Gente que tinha o sonho de viver de algo em que elas pudessem se reconhecer e investir seu talento.

+

Please reload

UMA ESCOLHA (Mercy's Blessing)

de May Taherzadeh, ficção, Malawi, 2017, 30 min

Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem um sonho: tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza. Mas quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido, ele é confrontado com a escolha final.

(LEGENDADO)

19h - MÃE SÓ HÁ UMA

de Anna Muylaert, ficção, Brasil, 2016, 82 min

(Classificação 16 anos)

Após denúncia anônima, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA. Ele descobre que foi roubado da maternidade e que a mulher que o criou não é sua mãe biológica. Após a revelação o garoto é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola, tudo isso em meio às descobertas da juventude.

Please reload

18 de outubro | quarta

14h15 - FESTA NO CÉU (The Book of Life)

de Jorge R. Gutierrez, animação, EUA, 2014, 95 min

(Faixa etária recomendada 8 a 14 anos)

O filme conta a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas da sua família e/ou seguir seu coração. Antes de escolher qual o caminho a seguir, ele embarca numa incrível aventura, que se estende por três mundos fantásticos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Lembrados.

(DUBLADO)

16h - MENINOS E REIS

de Gabriela Romeu, documentário, SP, 2016, 16 min

No reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro rito de passagem.

+

Please reload

TERREIROS DO BRINCAR

de David Reeks e Renata Meirelles, documentário, SP, 2017, 52 min

O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.

19h - A FAMÍLIA DIONTI

de Alan Minas, ficção, Brasil, 2015, 96 min

Um filme emocionante, em que o fantástico e a realidade se equilibram e tecem juntos uma trama envolvente e cheia de surpresas. Nas muitas histórias por trás da história, a mãe apaixona-se, evapora e desaparece; Josué sonha com a volta da mulher a cada chuva, enquanto cria sozinho os dois filhos: Serino, que é seco e chora grãos de areia, e Kelton, que se derrete com a chegada de Sofia, uma garota de circo. O filme retrata de forma especialmente delicada o tema universal do primeiro amor.

+

Please reload

SESSÃO COMENTADA COM CLÁUDIO LEVITAN

É arquiteto, músico e escritor, especialmente de literatura infantil e infantojuvenil, atuando também no teatro e nas artes gráficas. Autor de espetáculos infantis, como Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas. Escreveu O porão misterioso, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil. Publicou também Pimenta do Reino em Pó, Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas, Tangos & Tragédias em quadrinhos, além de ter participado de várias antologias de contos. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema Pé de Pilão, de Mario Quintana. E gravou os CDs: O primeiro disco, Minha longa milonga, Opereta Pé de Pilão, Levitan e os Tripulantes: Projeto LP, Canções do Livro das crianças perdidas e Avulsas, com os quais ganhou vários prêmios.

Please reload

19 de outubro | quinta

14h15 - PROGRAMA DE CURTAS

(Faixa etária recomendada 6 a 12 anos)

SALU E O CAVALO MARINHO

​de Cecilia da Fonte, animação, PE, 2014, 13 min

A história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo Marinho, folguedo típico da região onde mora.

+

O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA

de Renan Montenegro, ficção, DF, 2017, 16 min

Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

+

CAMINHO DOS GIGANTES

de Alois Di Leo, animação, SP, 2016, 12 min

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de 6 anos, vai desafiar seu destino e entender o ciclo da vida.

+

MÉDICO DE MONSTRO

de Gustavo Teixeira, ficção, SP, 2017, 11 min

Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

+

A ROUPA NOVA DO PAPAI NOEL

de Guto Bozzetti e André Bozzetti, ficção, RS, 2016, 10’23’’

O Papai Noel anuncia que não virá ao Brasil no natal por causa do forte calor e um grupo de crianças decide fazer uma roupa nova para o bom velhinho poder aproveitar o verão em terras tropicais e poder entregar todos os presentes, é claro.

Please reload

16h - BOYHOOD - DA INFÂNCIA À JUVENTUDE (Boyhood)

de Richard Linklater, ficção, EUA, 2014, 166 min

(Classificação 14 anos)

O filme conta a história de um casal de pais divorciados que tenta criar seu filho. A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

(LEGENDADO)

19h - NUNCA ME SONHARAM

de Cacau Rhoden, documentário, SP, 2017, 84 min

Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, o filme questiona: como nós, enquanto sociedade, estamos cuidando e valorizando a qualidade da educação oferecida aos jovens na fase mais sensível e transformadora de suas vidas? Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil.

Please reload

20 de outubro | sexta

14h15 - YELLOWBIRD - O PEQUENO HERÓI (Gus - Petit oiseau, grand voyage)

de Christian De Vita, animação, França/Bélgica, 2014, 90 min

(Faixa etária recomendada 8 a 14 anos)

Yellowbird é um pequenino passarinho órfão que nunca saiu de seu ninho. Tímido, desajeitado e sem nenhuma confiança, ele se torna inesperadamente o líder de um bando que migra para a África.

(DUBLADO)

16h - ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO (Avril et le monde truqué)

de Christian Desmares, Franck Ekinci, animação, França, 2015, 105 min

(Faixa etária recomendada a partir de 12 anos)

Na França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, pessoas desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura deles.

(DUBLADO)

19h - ELES VOLTAM

de Marcelo Lordello, ficção, Brasil, 2012, 100 min

(Classificação 14 anos)

Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. “Eles Voltam” acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.

Please reload