A sexta edição do Cine Caramelo - Festival infantojuvenil de cinema de Porto Alegre, acontece de 13 de maio à 15 de junho na Sala Redenção, Sala Paulo Amorim e Instituto Ling, com itinerâncias em escolas da rede municipal e também no Centro de Cultura de Três Coroas.
 

Neste ano o Cine Caramelo vem consolidar seu compromisso com o cuidado, o respeito e a valorização da infância. Propõe para isso um espaço de convívio privilegiado com exibições de filmes, sessões comentadas e cinema para bebês, permeado por diversas atividades lúdicas, culturais e pedagógicas integradas, tais como performance musical, roda de conversa, interação de palhaçaria e oficina de
animação em flipbook. Tudo isso aberto ao público e gratuito.

 

Durante o dia, sessões infantojuvenis abertas às escolas e ao público em geral. Duas destas sessões terão tradução para Libras, garantindo o acesso de deficientes auditivos. À noite, sessões para adultos, exibindo uma seleção especial de filmes que refletem sobre a inclusão de crianças e adultos com deficiência na escola, no convívio social, no mercado de trabalho e na arte.
 

Assim, enquanto as sessões infantojuvenis são marcadas pela diversidade de temas, trazendo contos que vão do épico ao futurista, histórias de aventura que divertem e ao mesmo tempo estimulam a memória e a reflexão, as sessões adultas apresentam obras marcantes na abordagem da diferença e da inclusão nos dias de hoje.
 

A sexta edição do Cine Caramelo é uma realização da Véspera Visual Media. Conta com apoio do Sistema Fecomércio SESC-RS, Instituto Ling, Cinemateca Paulo Amorim, Prefeitura de Três Coroas, Departamento de Difusão Cultural (UFRGS), Sala Redenção - Cinema Universitário (UFRGS), Videocamp e Financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC), Lei nº 13.490/10.
 

Andreia Vigo
Curadora e Diretora do Cine Caramelo

Programação

Todas as sessões tem entrada gratuita.

Agendamentos para Sala Paulo Amorim e Sala Redenção: festivalcinecaramelo@gmail.com

Agendamentos para Centro Municipal de Cultura de Três Coroas: 51 3546-1418 com Sara - SMEC 

Agendamentos para Instituto Ling: educativo@institutoling.org.br 

Sessões infantojuvenis

Peixonauta - O filme

Dir. Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, Brasil, 2016, 87min

Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim e dos primos Pedro e Juca, mas ao chegarem na cidade grande percebem que as pessoas encolheram.

Sala Redenção - 13/05 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 28/05 - 09h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 29/05 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 30/05 - 09h

Sala Paulo Amorim - 15/06 - 10h

Bruxarias

Dir. Virginia Curiá, Espanha, 2015, 78min

Malva tem 10 anos a ajuda a avó na venda de produtos medicinais. Quando a avó é raptada por uma malvada fabricante de cosméticos, Malva parte numa busca pela história mágica de seus antepassados.

Sala Redenção* - 14/05 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas* - 31/05 - 14h 

Sala Paulo Amorim - 11/06 - 10h

 

*Sessão com tradução para Libras

Uma viagem ao mundo das fábulas

Dir. Tomm Moore e Nora Twomey, Bélgica/Irlanda/França, 2009, 80min

Brendon, um jovem de 12 anos, vive no mosteiro de uma vila medieval sob o cerco de invasões bárbaras. Ele recebe a missão de apresentar para o mundo o mais fantástico dos livros, o Livro de Kells.

Sala Redenção - 15/05 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 29/05 - 09h

Sala Paulo Amorim - 14/06 - 10h

Historieras Assombradas - O filme

Dir. Victor-Hugo Borges, Brasil, 2017, 90min

Aos 12 anos, Pepe mora com sua avó, uma bruxa-empresária e descobre que é adotado. Ao saber que seus pais estão vivos ele parte em uma aventura para encontrá-los.

Sala Rendeção* - 16/05 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas* - 31/05 - 09h

Sala Paulo Amorim - 12/06 - 10h

 

*Sessão com tradução para Libras

Please reload

Programa de curtas (50min)

Exibição dos quatro filmes em sequência

Lipe, Vovô e o Monstro

Dir. Felippe Steffens e Carlos Mateus, RS, 2016, 9min

Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

 

+

Meu tio que me disse

Dir. Vanusa Angelita Ferlin, SC, 2015, 10min

Tatiana é uma menina curiosa e está intrigada com a euforia de todos pela data de Natal. Papai Noel existe mesmo? Para responder a essa pergunta ela vai precisar da ajuda dos amigos e de muita imaginação.

 

+

Astrogildo e a astronave

Dir. Edson Bastos, CE, 2016, 18min

Astrogildo anuncia que o seu mais novo invento, uma Astronave, vai voar dentro de um dia. Ele conta com a ajuda de Finício, um menino que sonha em conhecer o pai, para pôr o plano em prática.

 

+

O melhor som do mundo

Dir. Pedro Paulo de Andrade, SP, 2015, 13min

Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?

Sala Rendeção - 17/05/19 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 28/05 - 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 30/05 - 14h

Sala Paulo Amorim - 13/06 - 10h

Please reload

Sessões para bebês

Bebê mais cantigas, SP, 2010, 33min

Bebê Mais Cantigas apresenta o universo encantador e musical das melhores cantigas brasileiras através de imagens de brinquedos, objetos do dia-a-dia e dos famosos e divertidos personagens.

Instituto Ling - 21/05 - 14h30

Bebê mais música, SP, 2002, 35min

Ao som de Mozart, Villa-Lobos, Bach e outros grandes compositores, este vídeo apresenta uma deliciosa sucessão de imagens que diverte e desperta imediata empatia nas crianças em idade pré-escolar.

Instituto Ling - 20/05 - 14h30 + performance musical e roda de conversa com Dulcimarta Lino

Instituto Ling - 22/05 - 14h30

Dulcimarta Lino é licenciada em música e doutora em educação e fundadora do Coletivo do Espaço de Criação Musical. Atua como diretora musical e pianista. Tem publicações na área da música, educação e infância.

Please reload

Sessões para adultos

Outro olhar - Convivendo com a diferença 

Dir. Renata Sette, Brasil, 2015, 34min

O documentário traz a história de Charbel Gabriel, um senhor de 60 anos que tem síndrome de down que trabalha, exercita-se, cuida-se, estuda, interage diariamente com a família e a comunidade.

 

 

+

Outro olhar - Uma nova Perspectiva

Dir. Renata Sette, Brasil, 2014, 26min

A história da estudante gaúcha Renata Basso, que tem síndrome de Down e acaba de concluir o ensino médio, é o fio condutor de um retrato impressionante sobre a educação inclusiva no Brasil. 

Sala Redenção - 13/05 - 19h

Sala Redenção - 16/05 - 16h

Quem são elas?

Dir. Debora Diniz, Brasil, 2006, 20min

Em julho de 2004, a Justiça brasileira autorizou que mulheres grávidas de fetos sem cérebro interrompessem a gestação. O filme conta a história de quatro dessas mulheres durante dois anos.

 

+

Habeas Corpus

Dir. Debora Diniz e Ramon Navarro, Brasil, 2005, 20min

O documentário acompanha Tatielle, uma jovem mulher do interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria a um parto proibido pela Religião e pela Justiça.

Sala Redenção - 14/05 - 16h

Please reload

Meu nome é Daniel

Dir. Daniel Gonçalves, Brasil, 2018, 82min. Classificação 10 anos

O cineasta Daniel Gonçalves apresenta este filme sobre sua própria vida: nascido com uma deficiência não diagnosticada, ele faz uma passeio por sua história por meio de imagens de arquivo e cenas atuais.

Sala Redenção - 14/05 - 19h 

 

+ Sessão comentada com Daniel Gonçalves 

Formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou durante três anos na TV Globo e hoje é sócio da produtora SeuFilme. 

 

Mediação Lau Patrón

Lau Patrón nasceu em Porto Alegre em 1988. Trabalhou como produtora audiovisual e publicitária e é mãe João Vicente, um menino portador de uma rara síndrome autoimune. Em 2015, criou a página Avante Leãozinho, onde divide suas reflexões sobre inclusão, além de acolher outras famílias. É palestrante TEDx e autora de 71 Leões, livro que reúne histórias, poesias e crônicas.

Como Somos

Dir. Naira Soares e Mirella de Souza, Brasil, 2015, 30 min

Como Somos é um documentário que conta a história de doze famílias com algo especial em comum: a convivência com um familiar autista e/ou com síndrome de Down. Partindo do pressuposto de que instituições públicas e privadas dizem não estar preparadas para receber essas pessoas, o questionamento que fica é: E as famílias? Será que foram preparadas? 

 

+

Pessoas com Eficiências

Dir. Ricardo Chut, Brasil, 2016, 10min

Depoimentos reais de 19 pessoas com deficiência que vivem em São Paulo sobre os desafios e expectativas sobre o mercado de trabalho. Apesar da existência de uma lei federal que vigora há 25 anos e que determina que empresas a partir de 100 funcionários tenham um percentual de funcionários com alguma deficiência, menos de 10% das empresas cumprem a exigência. 

Sala Redenção - 15/05 - 16h

Dançando com a diferença - Road

Dir. Zito Marques, Brasil, 2016, 42min

A convite do Teatro Viriato, o diretor artístico do Grupo Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo, desenvolveu um trabalho de sensibilização para a inclusão através da dança com diversas instituições da região de Viseu. Foram promovidos encontros entre Henrique e diferentes profissionais relacionados com a área e com pessoas interessadas na temática da inclusão.

Sala Redenção - 15/05 - 19h

+ Sessão comentada com o Marcio Pizarro Noronha – Professor no curso de Dança na UFRGS. É doutor em Antropologia (USP) e em História (PUC-RS), com especializações em Jornalismo e História. Integra a rede de pesquisadores em dança ENGRUPE e é membro da ANPUH e da ANDA. 

Please reload

Escute

Dir. Manoela Meyer, Brasil, 2015, 25min

A experiência de um cineasta cego. O casal com deficiência que frequenta cinemas. A sensibilidade para sonorizar filmes sem enxergar. Um documentário sobre estética, imaginação e sentimentos no cinema.

 

+

Luiza

Dir. Caio Baú, Brasil, 2017, 15min

“Luiza” trata da relação entre uma jovem deficiente e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, super-proteção da família, autonomia e amor.

Sala Redenção - 17/05 - 19h

Please reload

Programa de curtas Daniel Gonçalves (45min)

Exibição dos quatro filmes em sequência

Tem bala aí?

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2008, 17min

"Tem bala ai?" A partir dessa pergunta e de sua própria experiência, o diretor apresenta as festas rave para quem nunca esteve em uma.

 

Luz Guia

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2012, 12min

No final de 2011, uma equipe de ceramistas e instrutores de reciclagem - formada por deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant, desenvolveu e executou o presépio Luz Guia.

 

Como Seria?

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2014, 3min

Aos trinta, chegou a hora de mais pessoas saberem que sim, que é possível levar uma vida normal com a paralisia cerebral que faz meus movimentos diferentes dos demais.

 

Pela Estrada Afora

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2015, 13min

Pela Estrada Afora percorreu os 5800 quilômetros da maior linha regular de ônibus do mundo, de São Paulo a Lima, em mais de 100 horas de viagem.

 

Sala Redenção - 17/05 - 16h

Please reload

Oficina de Animação em Flipbook

20 vagas

Alunos de 8 a 14 anos vão conhecer o princípio básico da animação para o cinema: a ilusão de ótica que transforma imagens estáticas em movimento. Além do desenvolver senso de observação e prático numa técnica simples e fascinante de animação com explanação teórica e exercício prático em livro flip.

Ministrante José Maia - diretor, produtor e animador. Trabalha há 30 anos na área audiovisual, atuando em cinema, televisão e publicidade. Diretor do filme "As Aventuras do Avião Vermelho". 

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas - 29/05 - das 13 às 17h

Please reload

Interação de Palhaçaria

Ao final das sessões nas Escolas Municipais de Ensino Especial o encantamento se prolonga com as palhaças Florisbela e Biscoito, promovendo uma interação lúdica com músicas e esquetes trazendo a alegria, o amor e o encantamento a todas as crianças presentes. 

Karen Tadros [Florisbela] e Isabella Rodrigues Rosa [Biscoito] são voluntárias na ONG Doutorzinhos atuando como palhaças terapêuticas na UTI do Hospital da Criança Santo Antônio. 

EMEEF Prof. Elyseu Paglioli - 04/06 - 14h

EMEEF Prof(a). Lygia Morrone Averbuck - 05/06 - 14h

EMEEF Tristão Sucupira Vianna - 06/06 - 14h

EMEEF Prof. Luiz Francisco L. Borges - 07/06 - 14h

Please reload

Sala Redenção

Av. Eng. Luiz Englert s/n

Campus Central da UFRGS

Farroupilha - Porto Alegre - RS

Sala Paulo Amorim

Rua dos Andradas, 736

Térreo da Casa de Cultura Mario Quintana

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

 

Instituto Ling

Rua João Caetano, 440

Três Figueiras - Porto Alegre - RS

 

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas

Rua Luiz Volkart, 215
Três Coroas - RS