2º CINE CARAMELO

A segunda edição do Cine Caramelo acontece na Sala Redenção - UFRGS, trazendo uma programação diversa e divertida como: o média metragem Das crianças Ikpeng para o Mundo (2001), filme integrante da Coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, realizado pelo projeto Vídeo nas Aldeias com o apoio da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da UNESCO; o clássico Sinfônia Amazônica (1951), primeiro longa-metragem animado da história do Brasil; o recentemente lançado As aventuras do Avião Vermelho (2014), adaptação da obra homônima de Erico Verissimo; e o segundo filme da série BRichos - Bichos Brasileiros, intitulado A floresta é nossa (2012).

 

Para o público adulto, sessões de filmes contemporâneos que refletem sobre infância, juventude e educação. Cinco documentários resgatam o trabalho e o pensamento de pedagogos e educadores do Brasil e da Argentina que buscaram reinventar a escola convencional. Já o filme Quando sinto que já sei (2014) mostra iniciativas atuais que estão acontecendo Brasil afora e que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.

 

O Cine Caramelo e o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (UFRGS) realizam em conjunto uma sessão do filme A Batalha do Passinho (2013), eleito Melhor Filme na Mostra Novos Rumos da Première Brasil – Festival do Rio 2012, trazendo ao público o universo das manifestações culturais de jovens da periferia.

 

Esta segunda edição do Cine Caramelo foi realizada através de uma importante parceria com o Departamento de Difusão Cultural (UFRGS) e o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (UFRGS). Produção da Bureau de Cinema e Artes Visuais, curadoria e direção geral de Andreia Vigo.

Sala Redenção - UFRGS

Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Campus Central

-

DAS CRIANÇAS IKPENG PARA O MUNDO

de Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng, Natuyu Yuwipo Txicão, doc., MT, 2001, 35 min

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida.

+

Roda de Conversa com Liana Utinguassú

De e ascendência Guarani, desenvolve há mais de 20 anos intercâmbio com diferentes etnias no Brasil e Américas. Escritora e palestrante nas áreas humanas atuando como focalizadora em atividades de abordagem Multiculturais e Terapias complementares.

BRICHOS - A FLORESTA É NOSSA

de Paulo Munhoz, animação, PR, 2012, 81 min

Armados de coragem, inteligência e bom humor, um trio de animais adolescente formado um jaguar, um quati e um tamanduá, encaram o desafio de defender o futuro da sua cidade, ameaçada de perder sua floresta para exploradores internacionais.

 

SINFONIA AMAZÔNICA

de Anélio Lattini, animação, RJ, 1951, 75 min

Primeiro longa-metragem animado da história do Brasil. Apresenta sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti e da Onça, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris).

 

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

de Frederico Pinto e José Maia, animação, 2014, 90 min

Fernandinho acabou de perder a mãe, e seu pai não sabe como confortá-lo. Um dia, ele dá ao filho um livro que marcou sua infância, sobre um capitão que está preso num lugar muito perigoso. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Fernandinho decide salvar o Capitão Tormenta. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

 

PAULO FREIRE CONTEMPORÂNEO

de Toni Venturi, doc., SP, 2006, 52 min

Um tocante documentário sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire.

RUBEM ALVES - O PROFESSOR DE ESPANTOS

de Dulce Queiroz, doc., DF, 2013, 45 min

Os sonhos, ideias e realizações de Rubem Alves, um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil.

 

MITÃ

de Lia Mattos e Alexandre Basso, MS, 2013, 52 min

Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e a etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança.

 

VOCACIONAL - UMA AVENTURA HUMANA

de Toni Venturi, doc., SP, 2011, 94 min

A experiência de Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes pedagogas contemporâneas, com os colégios Vocacionais do estado de São Paulo que na década de 60.

 

LA ESCUELA DE LA SEÑORITA OLGA

de Mario Piazza, doc., Argentina, 1991, 48 min

O documentário apresenta o trabalho de Olga Cossettini (1898-1987), professora argentina de Santa Fé vinculada às posições mais democráticas da "escola nova", que transformou uma escola pública de um bairro operário em um lugar de liberdade e formação artística única em seu tempo.

 

QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

de Antonio S. Lovato, Raul Perez e Anderson Lima, doc., SP, 2014, 78min

O documentário registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

+

Sessão comentada com Thiago Berto

Fundador da Cidade Escola Ayni - Educação e Sustentabilidade, um espaço que está sendo criado em Guaporé - RS, com objetivo de proporcionar as crianças, pais, educadores e comunidade, além de uma nova pedagogia, o contato com novos conceitos de organização social e econômica, os quais expandem os propósitos de sua existência.

Mediação Gabriel de Andrade Junqueira Filho - Pedagogo, doutor em psicologia da educação pela PUC-SP, professor da Faculdade de Educação da UFRGS.

SESSÃO DEDS + CINE CARAMELO - A BATALHA DO PASSINHO

de Emilio Domingos, RJ, 203, 75 min

Criado por adolescentes das favelas cariocas, o passinho, explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos.

 

Please reload